domingo, 26 de julho de 2009

Mais um desafio vencido

Oi meninas blogueiras,

Hoje vim mostrar pra vcs mais um desafio que venci.
Uma cliente me deu uma caixa e me pediu que fizesse um baú de piratas para seu filho. Porém, a qualidade da caixa não era boa.Tive que trabalhar muito na caixa, passar massa corrida para corrigir as imperfeições, lixar bastante, trocar os pregos por parafusos.... Ufa deu trabalho!!! A cliente me disse que o filho dela era apaixonado pelo filme Piratas do Caribe, então procurei na net figuras do filme. Na hora de pintar a caixa tbém procurei na net idéais de cor e acabei achando um blog que ensinava a técnica do falso couro. Bem, eu amei o resultado da caixa, estou orgulhosa do meu trabalho. Seguem abaixo algumas fotinhas para vcs terem uma idéia de como ficou.

Antes


Depois

Esta técnica tem que ter a mão leve e aconselho treinar antes em um pedaço de madeira ou papelão.
1- Pegue a caixa já lixada.
2- Passe direto, (não precisa dar fundo branco) tinta laranja. Pode ser uma laranja mais forte ou um mais escuro (pouco) pode pingar uma gotinha de marrom para quebrar se a laranja for muito cenoura.
3- Passe com o rolinho duas mãos e cada uma em um sentido par cobrir bem a peça. Se escorrer, lixe logo que secar.
4- Agora a parte mais cuidadosa: pegue uma tinta marrom café, coloque um pouco em uma vasilha e deixe ao lado uma vasilha com água.
5- Arrume pedaços de tecido o ideal são fraldas de pano ou bandagem de hospital, aquelas que se usa para enfaixar, pode comprar em farmácia ou mesmo pano de chão de algodão dos mais finos.
O tecido tem que ser de puro algodão. Corte pedaços do tamanho de um guardanapo pequeno. Para começar, molhe o tecido na água, aperte nas mãos para tirar o excesso de água. Molhe na tinta e com cuidado comece a bater sobre a pintura laranja. Essa batidinha tem que ser retas. Ou seja, de cima para baixo e nunca deixar o pano com a tinta escorregar para os lados. À medida que se vai batendo umas partes ficam mais escuras e outras mais claras.
Quando se coloca a primeira batida de tinta, tende a ficar muito grossa, ai vai batendo por cima com o paninho molhado com água para diluir um pouco. Vá batendo por cima de toda a superfície deixando “manchas”, umas mais claras outras mais escuras, o fundo laranja deve aparecer, mas sob uma camada ralinha do marrom com mais água. E outras manchas mais escuras. Sempre se tem o recurso de tirar o excesso de tinta com o paninho molhado SEMPRE BATENDO. TREINE PRIMEIRO.
Deixe secar e passe uma primeira mão de verniz acrílico e espere secar. Com um pincel bem fininho, pesponte a peça como se estivesse “costurando” o couro use tinta beije clara quase branca. Contorne a tampa por cima, faça cantos, laterais ao seu gosto, mas não exagere. Fica como se tivesse costurado o couro sobre a peça.
Por último passe uma segunda mão de verniz acrílico em pinceladas bem rápidas e pouco verniz no pincel, pois antes de pespontar já passamos uma mão! Essa técnica fica muito bonita para fazer peças para escritório como: Lixeira, porta lápis, cachepô para vaso, porta documentos, porta cartas, caixinhas para guardar cartões enfim, uma infinidade de coisas que ficam bonitas e discretas.
Fonte: Blog Lilika Forever (http://lilika-forever.blogspot.com)

9 comentários:

Táta disse...

Olá Leiriane,
parabéns por superar o seu desafio...
Vc encarou de frente e conseguiu...
Parabéns!!!
O resultado ficou fantástico...
Desu abençoe ricamente suas mãos e sua criatividade...
tenha uma ótima semana...
bjokas, Cátia

Patrícia disse...

Adooooorei essa caixa! Parabéns! Bjs!

Vânia Pires disse...

Uau... ficou lindo demais! Adorei!
Parabéns!
Beijos,
Van

Anônimo disse...

Olá!!!TEm mais mimos p vc!!
bjokas da pri e boa semana!!

Anônimo disse...

Olá Leiri! Conheci seu blog através do Blog da Tata. Quero lhe dizer que já sou seguidora do seu blog. Amo passar por aqui e ver suas artes. Lembro qdo vc começou com as artes postando suas primeiras latinhas e agradecendo à Cátia por ter aprendido com ela. Parabéns! Vc é uma vencedora! Como vc cresceu de lá pra cá então! Se aperfeiçoou mais ainda.Passo por aqui quase tds os dias mesmo sem deixar coments mas hj tive que para pra te elogiar por esse baú dos piratas. Excelente trabalho! Lindo mesmo! Parabéns!
Bjs
Cláudia márcia

fjfg disse...

Oi Leiriane, vi seu blog através do da Tata, já tinha entrado nele, mas não tinha deixado nenhum comentario, mas impossivel deixar passar de novo , sem faze-lo...seus trabahos são simplismente lindo, tudo...essa caixa então, ficou maravilhosa!
Vou seguir o seu blog ok?

fjfg disse...

Oi Leiriane, obrigada pea visita!!
Eu não moro em BH, moro em Ipatinga (não sei se vc conhece) fica a +- 200 KM de BH.
Na verdade sou paulista, mas estou a 2 anos e meio aqui...e toda vez que vou pra lá, passo ai em BH.
Bjssssssss

Ligia Fagundes disse...

Muito bonito este trabalho, assim como os restantes. Bjs.

Costurando com Carol disse...

Olá estou te seguindo...fiquei encantada com seu blog e dedicação. Tbm sou apaixonada por artesanato.
beijnhos